quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cuidado com a moda, ela passa!


                                                         Cabelos




Só se preocupa em não detoná-los, quando os perdemos por qualquer doença capilar, quimioterapia...




Entender sobre cabelos é ficar mais esperto e não usar tanto da moda, que acaba com ele.




Quanto aos homens, se é uma questão de  hereditariedade, hoje está muito em moda não tê-los. 

Haja feito, eles nem precisam se preocupar com essa busca que fiz como alerta!





Acima de tudo, o fio de cabelo é um pelo. Possui a mesma estrutura de todos os pelos do corpo humano, porém tem suas particularidades.
O cabelo é um fio queratinizado que cresce na pele dos mamíferos.
A haste do cabelo é a parte do fio que emerge do couro cabeludo. Podemos dividir o cabelo em três partes: cutícula, córtex e medula.

Cutícula
Camada externa do fio de cabelo que se divide de 0 a 12 camadas que, sobrepostas, protegem as estruturas. Por serem transparentes nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula sofre agressões externas (sol, chuva, poluição etc.) por ação mecânica (escovar, pentear etc.) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos etc.) As cutículas são parcialmente sobrepostas sobre si, podendo formar de cinco a dez camadas de placas. Essas placas, por sua vez, oferecem excelente proteção ao córtex.

Córtex
Região intermediária onde transformamos de todas as formas, a estrutura do cabelo. Nesta região encontramos as seguintes ligações químicas:
§  Ligação salina: no simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.
§  Ligação de hidrogênio: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo.
§  Ligação de enxofre (também conhecido como Ponte de Dissulfeto): só é rompida através de ação química (como amônia) ou física(aquecimento) e sua transformação é permanente.
Representa o coração do fio capilar. O grau de resistência, elasticidade e a cor do pelo dependem de sua estrutura. O diâmetro do córtex é determinado em função do número de células presentes no bulbo que podem se multiplicar. A fibra do pelo possui de 2 a 3 tipos de células do córtex. Esses tipos de células são:


§  ORTHO CÓRTEX: tem baixa quantidade da substância enxofre (menos que 3%).
§  PARA CÓRTEX: tem uma alta quantidade da substância enxofre (cerca de 5%).
§  MESO CÓRTEX: possui grande quantidade do aminoácido cistina.

 Medula
É a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. Ainda não foi determinada a função desta região. Contudo estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio onde a medula serviria como um "direcionador" do novo fio em direção ao poro.

O PH do cabelo
O termo PH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. A camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha têm PH ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros (PH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos. Se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.
Temos que saber exatamente que tipo de cabelo que possuímos, pra que o tratamento seja adequado e mantê-lo sempre com a aparência de causar inveja!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário